Artigos


Empreendedorismo
Carmen Maria C. Namura
Empreendedorismo é um neologismo derivado da livre tradução de entrepreneurship e utilizado para designar os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação. O empreendedor é antes de tudo aquele que se dedica à geração de riquezas em diferentes níveis de conhecimento, inovando e transformando conhecimento em produtos ou serviços em diferentes áreas. Há dois atributos principais que caracterizam o empreendedor: o primeiro sua capacidade de desenvolver uma visão; o segundo, sua capacidade de persuadir terceiros com escopo de angariar recursos (materiais ou humanos) para concretizar sua idéia.

Vamos então definir essa coisa "moderna" que é o empreendedorismo. Moderna é apenas força de expressão, se dermos um passeio pela história, vamos constatar que sempre existiram empreendedores. Aqueles que tiveram uma visão e que a fizeram acontecer. Bem como, sempre existiram executivos e também os gênios criativos. Nosso trabalho será apenas o de adequar o que sempre existiu, usando uma linguagem moderna, apropriada aos tempos atuais.

Desta forma dizemos que empreendedorismo é a arte de empreender, (de em + do latim prehendere: tomar, agarrar, apreender). O que nos dicionários encontraremos como: tentar, iniciar, fazer uma coisa, um trabalho de certo vulto. Para empreendedor, encontramos sinônimos como: arrojado, realizador, ativo...

Mas, é claro, já temos uma imagem mental pronta para esta expressão, tanto se fala sobre isso que sabemos o seu significado. E, além disso, conhecemos, nem que seja de ouvir falar, pelo menos alguns nomes de grandes empreendedores.

Mas o que aqui nos interessa é saber se você gostaria de ser um deles. Não responda que sim tão rápido. O Brasil sem dúvida é um país de empreendedores, os das pequenas, dos médios e dos grandes empreendimentos, parece que é um talento nato do nosso povo. Porém, a vida de um empreendedor não é fácil, e ainda é preciso saber se você tem disposição para enfrentar as barras que acompanham esta opção. Alguns aspectos são comuns a todos os gênios da arte de empreender: ousadia, coragem para o trabalho árduo, dedicação quase que exclusiva para o trabalho, disposição para correr riscos, saber lidar com o fracasso, etc...

Agora pergunto: como você gostaria de levar sua vida, quais seus desejos, quais seus sonhos? Qual seu estilo de vida? Quais suas prioridades? Responda com calma. Ao definir ou redefinir (fazemos isto muitas vezes ao longo de nossas vidas), devemos levar em conta que nossa atividade profissional deve ser vivida com muito entusiasmo, pois é no trabalho que passamos a maior parte do nosso dia.

Não esqueça nunca que quem trabalha feliz empreende para si e serve como modelo para os que estão ao seu lado, para os seus filhos e é ainda fonte de riqueza e harmonia social.

Enfim todos devem ser antes de qualquer coisa: EMPREENDEDORES DE SI.

postado em 27/10/11


Desabafo de uma Senhora ao Caixa de um supermercado
Na fila do supermercado, o caixa diz uma senhora idosa:
- A senhora deveria trazer suas próprias sacolas para as compras, uma vez que sacos de plástico não são amigáveis ao meio ambiente.
A senhora pediu desculpas e disse:
- Não havia essa onda verde no meu tempo.
O empregado respondeu:
- Esse é exatamente o nosso problema hoje, minha senhora. Sua geração não se preocupou o suficiente com  nosso meio ambiente.
- Você está certo - responde a velha senhora - nossa geração não se preocupou adequadamente com o meio ambiente. Naquela época, as garrafas de leite, garrafas de refrigerante e cerveja eram devolvidos à loja. A loja mandava de volta para a fábrica, onde eram lavadas e esterilizadas antes de cada reuso, e eles, os fabricantes de bebidas, usavam as garrafas, umas tantas outras vezes.
Realmente não nos preocupamos com o meio ambiente no nosso tempo. Subíamos as escadas, porque não havia escadas rolantes nas lojas e nos escritórios. Caminhamos até o comércio, ao invés de usar o nosso carro de 300 cavalos de potência a cada vez que precisamos ir a dois quarteirões.
Mas você está certo. Nós não nos preocupávamos com o meio ambiente. Até então, as fraldas de bebês eram lavadas, porque não havia fraldas descartáveis. Roupas secas: a secagem era feita por nós mesmos, não nestas máquinas bamboleantes de 220 volts. A energia solar e eólica é que realmente secavam nossas roupas. Os meninos pequenos usavam as roupas que tinham sido de seus irmãos mais velhos, e não roupas sempre novas.
Mas é verdade: não havia preocupação com o meio ambiente, naqueles dias. Naquela época só tínhamos somente uma TV ou rádio em casa, e não uma TV em cada quarto. E a TV tinha uma tela do tamanho de um lenço, não um telão do tamanho de um estádio; que depois será descartado como?
Na cozinha, tínhamos que bater tudo com as mãos porque não havia máquinas elétricas, que fazem tudo por nós. Quando embalávamos algo um pouco frágil para o correio, usamos jornal amassado para protegê-lo, não plastico bolha ou pellets de plástico que duram cinco séculos para começar a degradar. Naqueles tempos não se usava um motor a gasolina apenas para cortar a grama, era utilizado um cortador de grama que exigia músculos. O exercício era extraordinário, e não precisava ir a uma academia e usar esteiras que também funcionam a eletricidade.
Mas você tem razão: não havia naquela época preocupação com o meio ambiente. Bebíamos diretamente da fonte, quando estávamos com sede, em vez de usar copos plásticos e garrafas pet que agora lotam os oceanos. Canetas: recarregávamos com tinta umas tantas vezes ao invés de comprar uma outra. Abandonamos as navalhas, ao invés de jogar fora todos os aparelhos 'descartáveis' e poluentes só porque a lámina ficou sem corte.
Na verdade, tivemos uma onda verde naquela época. Naqueles dias, as pessoas tomavam o bonde ou ônibus e os meninos iam em suas bicicletas ou a pé para a escola, ao invés de usar a mãe como um serviço de táxi 24 horas. Tínhamos só  uma tomada em cada quarto, e não um quadro de tomadas em cada parede para alimentar uma dúzia de aparelhos. E nós não precisávamos de um GPS para receber sinais de satélites a milhas de distância no espaço, só para encontrar a pizzaria mais próxima.
Então, não é risível que a atual geração fale tanto em meio ambiente, mas não quer abrir mão de nada e não pensa em viver um pouco como na minha época?
Autor Desconhecido
postado em 26/10/11
-*-*-*-*-*-*


Despertadores



"Na Índia, os mestres sempre dizem: os problemas são despertadores que tentam acordar as pessoas para a vida.


Aproveite para acordar logo, antes que o próximo despertador faça mais barulho.


Pense nisso: o que essa dificuldade está querendo mostrar a você?


Problemas são avisos que a vida nos envia para corrigir algo que não estamos fazendo bem.


Problemas e doenças são sinais de emergência para que possamos transformar nossas vidas.


Aliás, problemas e doenças guardam muita semelhança entre si.


Infelizmente, a maioria das pessoas quando fica doente, cai num lamentável estado de prostração ou simplesmente toma remédio para tratar os sintomas em vez de fazer uma pausa para refletir sobre os avisos que essa doença está enviando.


São poucos os que se perguntam: 'Por que meu organismo ficou enfraquecido e permitiu que a doença o atacasse?'


Uma doença é sempre um aviso, embora muita gente não preste atenção nele.


Assim como os problemas, os sintomas vão piorando na tentativa de fazer com que você entenda o recado.


No começo pode ser uma leve dor de cabeça, um recado para que você pare e analise o que está faltando em sua vida.


Mas você não tem tempo, toma um analgésico e nem percebe direito que a dor está aumentando.


Então a dor piora, mas você vai à acupuntura para aliviá-la e não presta atenção quando o médico diz que o tratamento é paliativo e que você precisa mudar seu estilo de vida para eliminar as causas da doença.


As doenças são recados que precisamos levar a sério, principalmente as doenças que se repetem. Dores de cabeça, alergias de pele, má digestão, todos esses distúrbios querem mostrar algo. Saber procurar e achar as causas deles é uma atitude muito sábia.


Nossos inimigos, da mesma forma que os problemas e as doenças, são gritos de alerta para cuidarmos de algo que não está certo em nossa vida.


Quando ouvimos com atenção, nossos inimigos podem se transformar em maravilhosas alavancas de crescimento pessoal.


Assim como as doenças e os inimigos, os problemas nos enviam avisos que precisamos aprender a decodificar.


Se você tem um problema que está se repetindo em sua vida, é chegada a hora de fazer uma análise de seu significado para poder superá-lo. E tenha muito claro que, no momento em que supera um problema que o acompanha por algum tempo, uma nova pessoa nasce dentro de você."